-
Plantio de plantas estabelecidas - parte 1 - a aquisição das plantas
ManejosPlantas são comercializadas jovens (mudas), ou adultas.
Podem ser vendidas em vasos, sacos ou vasos de produtor, bags, bombonas, como mudas de torrão...Mudas de torrão são plantas recém retiradas das linhas de cultivo do viveirista, geralmente acondicionadas em estopa.
Devem ser bem formadas, com uma arquitetura equilibrada, sadias e vigorosas e não devem ter indício de pragas ou doenças.
É bom observar a presença de pontos de necrose e presença de insetos nas folhas (frente e verso), nas brotações e no caule.
Também é importante perguntar ao viveirista se as mudas foram aclimatadas, se já passaram por uma adaptação às condições que encontrarão no jardim, para minimizar o estresse do plantio definitivo.
As plantas não devem estar há muito tempo nos recipientes de produção, pois as raízes, sem espaço para crescer, estarão definitivamente retorcidas e dessa forma, mais suscetíveis a infecção por fungos.
Da mesma forma, não devem ser recém plantadas, pois não estarão enraizadas suficientemente.
Muita atenção ao torrão, que é conjunto de raízes da planta mais a terra aderida a elas.
O torrão na estopa ou envasado nunca deve estar solto, desagregado ou ressequido.
E a presença de mato na superfície? Ah... a onipresença do mato...
Tanto pode significar planta velha, mal cuidada pelo viveirista, como indicar que foi envasada há um tempo razoável, tanto que o mato conseguiu crescer, e portanto já deve ter bastante raízes ...
O bom senso deverá prevalecer.
More Website Templates @ TemplateMonster.com. November19, 2012!