More Website Templates @ TemplateMonster.com. November19, 2012!
  • Plantio de plantas estabelecidas - parte 4 - o plantio em vasos

    Manejos

    O vaso deve ser proporcional à planta.
    Quanto maior a planta, mais raízes ela terá, maior volume de terra será necessário.
    Os materiais dos quais os vasos são feitos indicam qual será a frequência de rega. Quanto mais porosos, mais frequentes devem ser as regas, como é o caso dos de argila não esmaltados e os de fibras naturais. Um cuidado especial com estes vasos é que devem ser colocados de molho dentro d’água um dia antes do plantio. Secos, como são muito porosos, eles poderão, perigosamente, roubar a umidade do torrão, justamente quando a planta mais necessita de água...
    O bom escoamento da água é garantido pelos furos e camadas de drenagem. É fundamental!!
    Os furos dos vasos não podem ser muito pequenos. E é importante que estejam na parte mais profunda do vaso. Imagine um vaso com o fundo levemente côncavo onde os furos estão localizados na parte superior...O acúmulo de água nas partes mais baixas será inevitável! Mesmo tendo furos, eles não funcionarão, este vaso deverá ser rejeitado! Um alerta: sempre é bom inspecionar o furo de drenagem de vasos antigos, algumas raízes podem crescer através deles e obstruí-lo, causando a morte da planta por excesso de água.
    A camada de drenagem em geral deve ocupar 1/5 da altura do vaso, mas varia de acordo com a necessidade da planta.
    Se a planta precisa de pouca água, a camada deve ser mais espessa, permitindo uma drenagem rápida. Mas, se a planta precisa de solo úmido, a camada pode ser mais fina.
    A drenagem é feita com materiais de granulometria crescente em relação a terra do vaso, ou seja, areia grossa, pedriscos e cacos de cerâmica ou argila expandida. Este gradiente facilita a drenagem.
    A manta geotêxtil pode ser colocada antes do elemento da drenagem mais grosso, mas deve ser sempre inspecionada, pois, com o passar o tempo, ela pode ser obstruída pelas partículas mais fininhas da terra.
    A superfície da terra não deve ficar muito rente à borda do vaso.
    É preciso um espaço para que as regas não transbordem, e para que se possam fazer as adubações, as aerações.
    Ela também pode ser coberta com pedrinhas, cascas ou mesmo pode haver o plantio de forrações, desde que estas tenham necessidades hídricas e de luminosidade compatíveis com a planta principal.

    Nome:
    E-Mail:
    Comente: