More Website Templates @ TemplateMonster.com. November19, 2012!
  • Publicações científicas

    Publicações

    Fiz mestrado no Instituto Biológico de São Paulo, pesquisando sobre uma doença da grama Esmeralda, causada pelo fungo Rhizoctonia solani.

    Essa doença é conhecida fora do Brasil como Large Patch, porque causa grandes manchas de grama seca ou enfraquecida, com bordas alaranjadas, por todo o gramado. No Brasil, embora muito frequente e sempre presente no inverno, ninguém a tinha estudado. O resultado deste mestrado foi a primeira identificação desta doença no Brasil, feito por mim e por uma equipe de admiráveis pesquisadores que me conduziu nessa teia infindável que é a ciência natural. Infindável porque nunca existe uma única causa, um único efeito. Existem muitas causas, muitos efeitos, que ainda interagindo entre si, geram novas causas e outros tantos efeitos. É profundo o meu respeito e admiração pelos pesquisadores, cientistas que dedicam seu melhor tempo a observar, estudar e explicar a natureza, prever eventos e nos trazer progresso.

    Dentro desta pesquisa, também foi estudada uma possibilidade de controle da doença: o controle biológico da Rhizoctonia solani por vírus. Ou seja, pesquisamos a possibilidade de usar vírus para enfraquecer a doença da grama. Pois é, vírus! Como o que tem sido o terrível flagelo dos nossos tempos tenebrosos...

    Publicamos alguns resultados em revistas científicas, que podem ser acessadas nos links abaixo:

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052020000400289&lng=en&nrm=iso&tlng=en

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572017000100404&lng=en&nrm=iso

    https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcimb.2019.00244/full

    https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/view/25881

    Agradeço muito aos pesquisadores do Instituto Biológico: Dra. Addolorata Colariccio, Dra. Flavia Rodrigues Alves Patrício, Dra. Eliana Borges Rivas e Dr. Ricardo Harakava,
    e ao Eng. Agr. Daniel Tapia, que gentilmente compartilhou sua vasta experiência em gramados esportivos

    Aguardem um post especial sobre Large Patch quando o inverno se aproximar. Assim será fácil de entender o conteúdo do texto observando, ao vivo, os gramados doentes.

    Nome:
    E-Mail:
    Comente:

    DORA COLARICCIOAUREA | 18-01-2021
    Áurea muito bonito o site. Além de ter muitas informações importantes e você foi muito gentil em agradecer ao Instituto Biologico pelo seu belíssimo trabalho de mestrado, que tantos frutos produziu e ainda poderíamos ter mais frutos...assim espero. Só posso dizer que tenho orgulho de ter participado do teu mestrado. Parabéns!