More Website Templates @ TemplateMonster.com. November19, 2012!
  • Parasitas - parte 2 - Erva de Passarinho

    Plantas por aí...

    Erva de Passarinho
    A erva de passarinho pode ser muito danosa para árvores e arbustos cultivados. Porém, o papel de todo ser vivo nos diversos ambientes deve ser contextualizado... Ela é importante no ecossistema floresta pois abriga insetos e aves, alimenta pássaros, fornece substrato para ninhos, equilibra a população de espécies arbóreas, aumenta a serrapilheira, entre outros.
    É uma planta parasita de outras plantas. Em sua maioria pertence à família de plantas Lorathaceae, na qual existem algumas espécies nativas do Brasil, entre elas Struthanthus vulgaris, a mais comum aqui. Causa problemas em plantas ornamentais, árvores de rua, pomares (frutas como manga, caju, cacau, café, citrus...) e florestas plantadas.
    As folhas e ramos escandentes da erva de passarinho já instalada são observados sobretudo no topo das copas, pois é ali que os pássaros gostam de ficar.
    Produzem fartamente flores perfumadas e frutos muito atrativos aos pássaros. Estes os ingerem inteiros ou até próximo à semente, que é recoberta por uma camada de mucilagem muito adesiva, o visgo, persistente mesmo após passar pelo trato digestivo das aves.
    As aves dispersam as sementes eliminando-as pelas fezes, regurgitando-as ou esfregando nos troncos as patas e penas com sementes grudadas. Também dentro da mesma planta, há frutos que simplesmente caem, cujas sementes também grudam em outros pontos da mesma planta.
    Aderida aos galhos da planta hospedeira, a semente germina, emite uma pequena raiz que penetra mecanicamente pela casca, atingindo os vasos condutores de seiva. Aí desenvolve os haustórios que retirarão toda a água, minerais e também algumas substancias orgânicas que a parasita necessitará para realizar sua própria fotossíntese. Por isso é chamada de hemiparasita, sintetiza seu alimento, mas continua depende da planta hospedeira.
    O efeito deletério da erva de passarinho sobre a planta hospedeira...
    Todas as plantas têm uma capacidade pré-determinadas própria, de absorver água, de acordo com o que necessitam para realizar fotossíntese e produzir seu alimento, assegurando sua sobrevivência. A erva de passarinho é uma planta parasita com altíssima capacidade de transpiração e fotossíntese, portanto retira muuuuita água do hospedeiro provocando redução significativa na fotossíntese dele. Além disso, também absorve o alimento já pronto, os açucares! Ou seja, do pouco alimento que a planta hospedeira conseguiu produzir, uma parte enorme é retirada!!! Dessa forma a planta hospedeira enfraquece muito, perde galhos, que secam em direção à extremidade, a partir do ponto onde a parasita se fixou, tem seu desenvolvimento e produtividade reduzidos, e fica mais suscetível a outros patógenos.
    O melhor controle é não permitir que a erva de passarinho se instale, fazer inspeções constantes para retirada imediata de ramos que crescem paralelos ao tronco do hospedeiro a partir de intumescimentos nos galhos. As podas são necessárias para garantir a retirada dos haustórios.


    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602014000400008
    https://apsjournals.apsnet.org/doi/pdf/10.1094/PDIS-92-7-0988
    http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/303058
    https://www.scielo.br/pdf/abb/v26n2/03.pdf

    Nome:
    E-Mail:
    Comente: